terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

“Sangue de jovem adventista tem Índice galáctico”

Ele vibra a cada ação realizada pela juventude adventista na América do Sul. Dá pra ver no brilho dos seus olhos a alegria e paixão quando conta as histórias - que podem ser escritas em português ou espanhol, ou ainda em uma língua indígena - mas que sempre têm um personagem em comum: o jovem adventista.

Há quase três anos o pastor Otimar Gonçalves lidera o Departamento Jovem, incluindo Desbravadores, Aventureiros, na Divisão Sul Americana (DSA). Um dos assuntos que o deixa mais vibrante é o Projeto Vida por Vidas, a reconhecida campanha de doação de sangue. Cheio de adjetivos que demonstram o entusiasmo e elogio aos jovens, ele concedeu esta entrevista para o site oficial VPV.

Encerramos setembro, o mês em que o Projeto Vida por Vidas tem outra grande ação, aproveitando as comemorações do Dia do Jovem Adventista. Quais noticias que já chegaram as suas mãos?

Em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, houve uma super campanha especial de doação de sangue e também de cadastramento para doação de medula óssea, com o apoio da McDonalds. Foi uma iniciativa tremenda, liderada pelo pastor Elton Bravo e Moisés Silva, ambos da Associação Central Sul Rio-Grandense. Eles estão de parabéns.

Ainda no Rio Grande do Sul, sob a liderança do pastor.Lelis da Silva e sua equipe, a Associação Sul-Riograndense, também realizou uma linda campanha tanto de doação de sangue como de cadastramento para futuras doações de medula óssea, em várias cidades do Estado. Que movimento social lindo! A moçada gaúcha está de parabéns. Valeu pessoal, nota dez!

Em Bragança Paulista – SP, também foi realizada uma grande campanha de conscientização para doação de sangue, inclusive, com uma passeata onde foram distribuídos mais de 2.000 folhetos, e ainda contou com uma concentração em praça pública. Há outras cidades que também realizaram campanhas de doação de sangue.

Há algumas cidades sul-americanas que se destacam, são elas: Buenos Aires, Cochabamba, Lima, Quito, Santo Domingo, Santiago. Em Lima, capital do Peru, o Ministério da Saúde faz uma coletiva de imprensa e apóia o projeto durante todo o ano. É uma parceria incrível. Em Santo Domingo no Equador, a campanha recebe pleno apoio da Cruz Vermelha ao longo do ano.

Há também algumas cidades brasileiras que se destacaram nos últimos anos, são elas: Recife, Goiânia, São Luis, Brasília, Porto Alegre, Belém, Florianópolis, Manaus, Fortaleza, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, entre outras.

O projeto já é uma marca da Igreja em toda a América do Sul, durante o período da Páscoa. Por que aumentar o calendário de doações? Havia uma estagnação da campanha?

É que havia uma super lotação no período da Semana Santa e depois ao longo do ano havia uma estagnação, as doações paravam. Houve também vários apelos das autoridades na área de saúde para que pudéssemos realizar o projeto em outras datas. Então, para que a campanha ganhasse importância ao longo do ano e ganhasse densidade, optamos por três datas especiais, que são: 14 de junho, que é o dia mundial do doador de sangue, e 19 de setembro, que é o dia mundial dos jovens adventistas, além do período da Semana Santa. O projeto acontece quase sempre quinze dias antes da semana da Páscoa.

Qual a novidade que será acoplada ao projeto? É verdade que haverá também a campanha de doação de medula? Se sim, por que houve esta decisão?

Sempre houve doações de sangue em todo o continente por décadas. Todavia, não tínhamos um projeto nacional de doação de sangue, e, em 2005 começou o “Mais Vida” em Porto Alegre – RS. Agora o projeto “Vida Por Vidas” vem acontecendo nos últimos quatro anos em todo o nosso continente e até em outros países. Nós estamos acoplando o cadastramento para doação de medula óssea, porque houve a conscientização da importância de ajudar outras pessoas nesta área da saúde, através do sangue e da medula, e isso é vida.

O cadastramento para doação de medula óssea vai dar um up ao projeto; uma espécie de sobrevida para o “Vida Por Vidas”. Assim, teremos uma motivação nova; pois será uma nova prestação de serviços para a sociedade sul-americana. Creio que o próximo passo a darmos será a doação de órgãos. Perceba que cresce o comprometimento do jovem adventista com a saúde e o bem-estar do próximo, e isso é simplesmente sensacional, nota mil!

Em sua opinião, o que motiva a campanha? Divulgar a imagem da Igreja e do jovem adventista? Promover o espírito de solidariedade nos jovens? Ou evangelizar? Ou ainda a união de vários propósitos?

A grande motivação é mostrarmos na prática em toda a América do Sul que nós amamos o próximo, sem qualquer distinção ou separação. É claro que como resultados chegam, apresentando a cara de jovens solidários, e isso divulga tremendamente o nome da nossa Igreja, o que é simplesmente fantástico. O “Vida Por Vidas” é a grande corrente do bem, e isso é solidariedade com “S” maiúsculo. E o resultado final é que também termina acontecendo a evangelização. O grande nome do “Vida Por Vidas” é Jesus, afinal, “Ele doou tudo pra você doar um pouco”.

Há alguns jovens que tinham receio de evangelizar ou pregar, só que através do “Vida Por Vidas”, a evangelização termina acontecendo e o medo vai embora. E assim muitos jovens evangelizam doando sangue literalmente.

Como o senhor avalia até aqui a participação da juventude adventista na América do Sul?

Nota dez! A nossa juventude tem feito um trabalho extraordinário. Aqui em Brasília, por exemplo; a diretora do Hemocentro, a doutora Maria de Fátima Brito Portela, manda buscar os jovens adventistas em suas igrejas. Neste ano, no mês de março, fizemos até um culto no auditório do Hemocentro, e ali nós doamos: Sangue, camisetas, livros e Bíblias.

Um detalhe de grande relevância para a nossa moçada que doa, de acordo com os bancos de sangue, é o nível de aproveitamento das bolsas colhidas dos nossos jovens. O percentual de sangue utilizado nas transfusões é de noventa por cento, e isso é um índice galáctico.

Deixe, por favor, uma mensagem aos jovens que já são doadores, ou ainda podem visitar um banco de sangue e fazer parte do exército da solidariedade.

Se você já é doador, continue, porque uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas; se você ainda não é doador, você está perdendo uma oportunidade muito sublime de ajudar alguém. E para 2010 vem aí o cadastramento para doação de medula óssea. Vai ser a maior campanha já realizada pelos jovens adventistas na América do Sul.

Participe... Não falta sangue, faltam pessoas, falta você! Nesse caso o amor é vermelho.

entrevista concedida a Francis Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário